Comunidade

Associação do Jardim Ingá clama por participação popular

Associação
27/01/2014 16:06:34

Fundada há 55 anos e erguida com trabalho e suor dos próprios fundadores, a Sociedade dos Amigos do Jardim Ingá (Savia) era uma importante associação nas conquistas para comunidade Eixo Baltazar. Mas o tempo e o desinteresse de diretorias posteriores fizeram com que a Savia ficasse esquecida e seu prédio físico abandonado durante quase 20 anos. A comunidade com o passar dos anos também se desuniu.

Mas desde 2008, um grupo de fundadores originais, junto com moradores mais antigos, mobilizou-se em prol do ressurgimento da associação. Em processo democrático, uma nova eleição foi realizada e a nova diretoria tomou posse, dando início ao processo de valorização e revitalização, sendo que um dos primeiros passos foi recuperar o espaço físico que estava locado por outras pessoas. Mesmo sem o prédio, a Savia já vinha articulando importantes movimentos para beneficiar a comunidade, entre eles estão o processo de reativamento do Centro Vida, ações para melhor aproveitamento do Porto Seco após o período de Carnaval e, inclusive, a elevada da Baltazar com a Manoel Elias. Com o retorno do prédio de volta a mãos competentes a intenção agora é crescer ainda mais.

O presidente da associação, Salvatori Lettieri, inicia o trabalho de trazer a comunidade para dentro da associação mostrando o histórico de conquistas e o que ainda pode ser feito. “Com a comunidade atuante, o nosso próximo passo é estreitar ainda mais a relação com autoridades e políticos para que novas conquistas sejam alcançadas”, explica. Lettieri também espera a ajuda de empresas que possam auxiliar na recuperação do prédio precário, que depois de reformado permitirá por em práticas outros projetos sociais da associação, voltados para crianças e idosos.

Se você é morador do bairro e quer conhecer, ajudar e se associar à Savia ou, é empresário que tem identificação com a comunidade e quer ajudar, entre em contato pelo telefone (51) 8118-2592 ou pelo e-mail salvatorelettieri@hotmail.com. União e participação são termos que definem a Savia, e nas palavras do seu presidente, o intuito é manter o legado de conquistas da associação para outras gerações. “Com colaboração e participação da comunidade é possível mudar. Queremos deixar para o futuro projetos sociais definidos”, explica Lettieri.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.