Saúde

Lista de supermercado saudável para balancear sua alimentação

Lista
13/10/2014 16:25:11

Para quem vai adotar ou já é adepto ao um estilo de vida mais saudável, o Jornal Via Norte deste mês, vai ajudar você a passar pela parte prática da alimentação: a hora de ir ao supermercado. Com a ajuda da Nutricionista Aline Moscoso, preparamos uma lista de compras, onde consta os principais alimentos saudáveis que é preciso saber comprar, para na hora não cair em tentação. Fica a dica: já leve ela pronta!

Atenção: Leia sempre os rótulos dos alimentos, verifique as embalagens para que estas estejam intactas e olhe sempre o prazo de validade dos alimentos.


• Leite e derivados: Leite desnatado (dar preferência para zero lactose) e Iogurtes desnatados, queijos (cottage, ricota e queijo minas) e requeijão light;
• Frutas: Sem machucado ou cortes, a casca firme e lisa. Preferir as orgânicas e as que se encontram na safra, pois são mais saborosas, nutritivas e baratas;
• Frutas secas;
• Pão: Pão de forma integral ou pão sem glúten (melhor opção) ;
• Embutidos: Se consumir, optar pelos light (blanquet de peru, presunto magro etc);
• Manteiga sem sal;
• Castanhas / sementes: castanha do pará, castanha de caju, nozes , pistache, semente de linhaça e de abóbora, gergelim;
• Arroz: Integral ou parboilizado;
• Massas: Sem glúten ou integral;
• Feijão / Lentilha / grão de Bico;
• Saladas: Escolher os que forem de sua preferência, procurando variar o máximo possível. Optar sempre pelos orgânicos;
• Temperos: Optar sempre pelos naturais, deixe de lado os industrializados. Não esqueça das ervas secas ou frescas, pimentas, páprica, curry, azeite de oliva extra virgem etc;
• Carnes: carnes de boi magras (patinho, alcatra, maminha e filé mignon), Frango: peito de frango ou coxa e sobre coxa sem pele e peixes como linguado, salmão e pescado . Dica: Produtos defumados devem ser evitados uma vez que possuem substâncias cancerígenas. Ovos: Preferência de galinha caipira;
• Biscoitos e Bolachas: Integrais ou sem glúten;
• Açúcar / Adoçantes: Mascavo ou orgânico; Adoçante: a base de stévia;
• Doces: Chocolates > 60 % de cacau, lembre: Quanto mais cacau melhor. Gelatina zero;
• Chá: hortelã, verde, boldo, carqueja etc;
• Sucos: sem adição de açúcar. Uma ótima opção é água de coco;
• Água: PH sempre maior que 7. São águas alcalinas, melhores ao organismo.

por Aline Moscoso
Nutricionista com especialização em Nutrição Clínica e Estética

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