Saúde

12 de Novembro - Dia Nacional De Prevenção Das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

12
10/11/2014 15:53:10

A Campanha Coração na Batida Certa é uma iniciativa da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas), que tem como objetivo informar a população sobre as arritmias cardíacas, que podem provocar morte súbita e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país, o Brasil ainda carece de dados seguros sobre as arritmias cardíacas e da morte súbita.

Neste sentido, em 2007, a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de Novembro, com a missão de divulgar a necessidade de implantação de medidas imediatas e em longo prazo, assim como orientar a população a respeito dos fatores de riscos quem envolvem as arritmias cardíacas. A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.

As atividades programadas são de cunho educativo, servindo de alerta para a população leiga sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das arritmias cardíacas.

Assim, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes:
SOCIAL: Conscientizando a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita.
EDUCATIVA: Disseminar e implementar diretrizes e guias práticos de prevenção de arritmias cardíacas e da morte súbita.
ORIENTAÇÕES: A SOBRAC realiza suas campanhas visando ainda esclarecer a população leiga sobre a importância da realização de exames preventivos e orienta o acompanhamento das arritmias cardíacas por um profissional que tenha a qualificação comprovada, o arritmologista, especialista no diagnóstico, avaliação e tratamento da doença. A SOBRAC é a principal entidade de capacitação do arritmologista no Brasil e é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho.
Ações da Campanha em 2014

No dia 12 de novembro, a SOBRAC, por meio de seus membros associados, promove ações educativas em diversas regiões do Brasil.
Acompanhe em MAPAS DAS AÇÕES as atividades programadas.

Mapa das ações: http://www.sobrac.org/campanha/mapa-de-acoes/

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.