Saúde

Casos confirmados de dengue na Capital sobem para 153

Casos
24/04/2013 09:16:17

 

Mais dez casos de dengue foram confirmados pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre. Com isso, chega a 153 o total de ocorrências desde o começo do ano. Dessas, 102 são autóctones (doença contraída na cidade) e 51 importadas (adquiridas em outros estados).

Entre os pacientes que contraíram dengue na Capital, 49 residem no bairro Partenon, dez no Santo Antônio, sete no Santana, sete no São José, sete no Bom Jesus, cinco no Jardim Botânico, quatro no Navegantes, dois no Santa Maria Goretti, dois no Chácara das Pedras, dois no Cristal, dois no Humaitá, um no bairro Coronel Aparício Borges, um no Santa Cecília, um no Petrópolis, um no Cidade Baixa e um no Vila Jardim.

A dengue é uma doença febril aguda, de causa viral, que pode ter evolução benigna ou grave, quando se manifesta na forma hemorrágica. É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Menor que um pernilongo comum, de cor preta e com pequenas manchas brancas no corpo e nas patas, o inseto costuma picar no início da manhã e no final da tarde. Como não existe vacina contra a doença, a melhor forma de se proteger é a prevenção, evitando, por exemplo, o acúmulo de água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito transmissor e utilizando repelente no corpo.

 

Crédito da foto: Denise Righi / PMPA

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.