Saúde

Dengue: levantamento de outubro tem início nesta segunda

Dengue:
19/10/2015 11:03:22

O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) de outubro terá início nesta segunda-feira, 19, e vai até sexta-feira, 23. Organizado pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o levantamento faz parte de metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde realizada por amostragem em bairros da cidade, para coleta de larvas do mosquito vetor da dengue.

Além de verificar a presença de larvas e realizar a coleta das mesmas, os agentes orientam de forma dinâmica os moradores para evitar os locais de desenvolvimento do mosquito e quais os cuidados quanto à dengue. Os resultados contribuem para avaliar o risco de ocorrência de dengue e da febre Chikungunya, doença viral também transmitida pelos mosquitos do gênero Aedes.

O LIRAa de outubro de 2015 será realizado em 57 bairros de Porto Alegre: Centro, São Geraldo, Floresta, Praia de Belas, Independência, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Bela Vista, Auxiliadora, Bom Fim, Santa Cecília, Rio Branco, Jardim Botânico, Petrópolis, Navegantes, Anchieta, Humaitá, Farrapos, Marcílio Dias, Santa Maria Goretti, Boa Vista, Higienópolis, São João, São Sebastião, Jardim Lindóia, Cristo Redentor, Jardim Floresta, Jardim São Pedro, Sarandi, Rubem Berta, Jardim Itu-Sabará, Protásio Alves, Lomba do Pinheiro, Agronomia, São José, Vila João Pessoa, Cascata, Belém Velho, Vila Nova, Cristal, Camaquã, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Pedra Redonda, Hípica, Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Aberta dos Morros, Restinga, Chapéu do Sol, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami e Arquipélago – Pintada e Arquipélago – Marinheiros.

Os agentes de combate a endemias que irão trabalhar no LIRAa estão identificados com uniforme e crachá do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF/SMS). Em caso de dúvida os moradores poderão ligar para o telefone 156 – Sistema Fala Porto Alegre, para confirmar a identidade do servidor.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.