Infraestrutura

Painéis de energia solar em escola municipal, na Zona Norte, são inaugurados

Painéis
18/03/2016 13:45:52


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Giúdice, do bairro Humaitá, é a primeira instituição de ensino municipal a produzir energia limpa e renovável por meio de painéis solares. Para celebrar a conquista, o prefeito José Fortunati estará na manhã desta terça-feira, 22 , às 8h30, na escola para inaugurar a estrutura.

Localizada na rua Caio Brandão de Mello,1, a escola recebeu os painéis por meio de uma parceria da prefeitura com a Rede Mundial de Governos Locais dedicada ao desenvolvimento sustentável (Iclei). A instalação foi articulada pelo Projeto Porto Alegre Resiliente e ocorre após a assinatura do compromisso da cidade em reduzir as emissões de gases de efeito estufa, firmado durante o Fórum Social Mundial 15 anos.

Em janeiro, o prefeito José Fortunati comprometeu-se em definir metas para os anos de 2022 e 2050 para a redução das emissões de gases de efeito estufa e também adaptar, até 2050, 100% dos prédios municipais para geração ou consumo de energia limpa e renovável.

Energia limpa 
- A instalação dos dez painéis solares foi feita no telhado da escola pela empresa porto-alegrense Ecofinance, selecionada pelo Iclei, entidade que doou os valores necessários para a compra e colocação dos equipamentos. Cada um tem capacidade de geração de 2,5 kWp, que corresponde a uma geração de energia mensal de 300 kW/h. A energia dos painéis solares representará, em média, 6% do total consumido em um mês pela escola.

Porto Alegre Resiliente - Por identificar como essencial a discussão em torno da agenda da resiliência urbana, Porto Alegre candidatou-se, em 2013, a participar do Desafio 100 Cidades Resilientes. O objetivo do projeto é aprimorar a resiliência das cidades, uma vez que nelas hoje já vive a maior parte da população e será nelas que as pessoas mais sentirão os efeitos das mudanças, sejam as climáticas ou sociais. No Brasil, somente Porto Alegre e Rio de Janeiro foram selecionadas para a iniciativa. Na capital gaúcha, o lançamento da primeira estratégia ocorreu em 27 de janeiro deste ano. 

Foto: Willian Baldon/Divulgação PMPA

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.