Tecnologia

Prefeitura lança aplicativo Porto Alegre Livre nesta sexta-feira, 01

Prefeitura
01/04/2016 15:20:11

Na semana de aniversário da cidade, que comemora 244 anos, os porto-alegrenses ganham de presente o novo aplicativo Porto Alegre Livre. O app desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), mostra os locais que integram a ferramenta e que possuem acesso livre à internet. O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira, 1º, no Espaço Vila Flores, e contará com a presença do prefeito José Fortunati e do presidente da Procempa, Mario Teza. O ato marcará também a liberação de mais 34 locais públicos com acesso à rede wi-fi livre, que somados aos parceiros privados totalizam 61 locais que integram a iniciativa, idealizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH). 

Lançada no final de 2015, a iniciativa visa o compartilhamento de redes wi-fi gratuitas na capital gaúcha. O projeto conta com 15 instituições apoiadoras e 12 empresas parceiras. Todos os novos pontos de acesso nos órgãos da prefeitura e nas empresas parceiras são localizados pelo aplicativo. 

O evento faz parte da edição 2016 do Conexões Globais, que também integra a programação oficial da Semana de Porto Alegre. 

 
Aplicativo - Disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play, o aplicativo indica os espaços onde há internet livre, tanto locais públicos quanto empresas e instituições parceiras do projeto, para melhor localização dos pontos de acesso. Assim o cidadão sabe aonde ir para utilizar a rede. 
 
Apoio institucional - Ministério das Comunicações; Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Associação Software Livre.Org (ASL); Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br); Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br); Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul); Tecnopuc; Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP); Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Sul (Assespro); Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha); Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas); Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs); Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sucesu-RS) e Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Estado do Rio Grande do Sul (Sulpetro).
 
Parceiros - Empresa Ruá Sistemas, agência de publicidade ZAGA, imobiliária CCI Imóveis, empresa de informática Quick Service, concessionária de veículos Unidos A casa da Wolks, empresas provedoras de internet Kinghost e Giga, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Sindicato do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas), Restaurante Don Basílio e posto de combustível Comercial Combustíveis Cavalhada.

Serviço:


Lançamento Aplicativo Porto Alegre Livre 
Sexta-feira, 1º de abril
Local: Espaço Cultural Vila Flores (Rua Hoffmann, esquina Rua São Carlos, Floresta)
Horário: 15h

Mais informações:

Site: www.portoalegrelivre.com.br
Facebook: Porto Alegre Livre
Twitter: @POALivre
App Porto Alegre Livre 

Texto e foto: PMPA 
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.