Saúde

3º Gera Encontro compartilha arte e saúde no Vila Flores, na Zona Norte

3º
30/05/2016 14:25:32


Um espaço para compartilhar criatividade, diálogo, cultura e arte. Com essa ideia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove sábado, 4, das 10h às 15h, o 3º Gera Encontro, no Vila Flores (rua São Carlos, 759 – esquina com avenida Hoffmann), bairro Floresta. A programação inclui exposições de arte, fotografia, música, sarau poético e venda de produtos feitos no GerAção/Poa – Oficina Saúde e Trabalho, um dos serviços substitutivos de Saúde Mental de Porto Alegre, com o lançamento de peças exclusivas inspiradas no espaço Vila Flores.

Conforme a coordenadora do GerAção, Katia Barfknecht, a ideia dos encontros surgiu para possibilitar espaços de convívio e de trocas com a cidade e foi pensada coletivamente entre usuários do serviço e trabalhadores. “Apostamos em momentos para promover arte e cultura, compartilhando poesias, músicas, rimas e os produtos das oficinas de trabalho”, comenta. Também é uma oportunidade para ampliar o debate da reforma psiquiátrica, apontando desafios e retrocessos. Katia explica que foi a partir da reforma, instituída como lei estadual em 1992 e lei nacional em 2001, que se começou a pensar efetivamente nas articulações entre arte, saúde e cidade como uma das vias possíveis de potencialização do sujeito, antes tido como apenas doente.

GerAção/Poa – Criado em 1996, propõe o acompanhamento com ênfase em expressão e arte, serigrafia, papel artesanal, confecção de velas, costura e fotografia. Os encontros são de duas a quatro vezes por semana. O serviço é referência para toda a cidade, e o encaminhamento é feito pelas unidades de saúde. Também é desenvolvido o trabalho apoiado com pessoas que, por algum motivo, não aproveitariam a sistemática das oficinas. Cada integrante tem um plano e uma referência terapêutica, sendo oferecido suporte para os usuários que se mantêm no trabalho formal. A equipe é composta por duas psicólogas, quatro terapeutas ocupacionais e uma assistente social. Com média de 18 participantes em cada uma, as oficinas e grupos do Geração/Poa seguem os princípios da economia solidária, utilizando materiais recicláveis e reciclados na confecção dos materiais, e o valor arrecadado na venda é dividido entre o grupo.

Vila Flores – Parceira da realização do evento com a cedência do espaço e apoiadores, a Vila Flores está situada em um conjunto arquitetônico construído entre os anos 1925 e 1928 pelo engenheiro-arquiteto José Franz Seraph Lutzenberger. É formada por três edificações e um pátio, em terreno de 1.415 metros quadrados. As edificações estão listadas no Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta, classificadas como imóveis de Estruturação e situadas em Área de Interesse Cultural de Porto Alegre. 

Confira a programação:

Atrações musicais
10h – Coral totalidade da PUCRS
10h45 – Menino Gaiteiro
11h – Turucutá
12h – Oficina Poesia Sonora
12h30 – Hip Hop Unidade 5
13h – Tocante
13h30 – Angelo e Demetrius
14h15 – Jardineiros
15h – Discotecagem com Jojo

Exposições GerAção/POA
- Mostra Fotográfica Confraria da Foto
- Mostra Expressão e Arte
- Sarau Oficineiros e Poetas

Feira do GerAção/Poa e lançamento de produtos inspirados no espaço Vila Flores

3º Gera Encontro – Arte e Saúde na Cidade

Sábado, 4 de junho, das 10h às 15h
Local: Vila Flores (rua São Carlos, 759 – esquina com av. Hoffmann)
Contato: Assessoria de Comunicação da SMS | (51) 3289-2710 e 3289-2711
Texto e foto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.