Infraestrutura

Terminal Triângulo passará por melhorias na Zona Norte

Terminal
16/06/2016 15:49:16


Atendendo à reivindicação de usuários e moradores da região, o vice-prefeito Sebastião Melo realizou, no final da manhã desta quinta-feira, 16, vistoria no Terminal de Ônibus Triângulo, na avenida Assis Brasil. A visita, que tinha como objetivo buscar alternativas para melhor utilização do espaço, contou com a participação de representantes da Brigada Militar, Associação dos Transportadores de Porto Alegre (ATP), Metroplan, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Shopping Strip Center, além de gestores da prefeitura e conselheiros do Orçamento Participativo. “Formamos uma grande governança para traçar um plano de ação voltado ao Terminal, cujo foco é oferecer um serviço de maior qualidade aos passageiros”, afirmou Melo.

Entre os principais problemas relatados pelos usuários estão os constantes assaltos no local e a falta de telhamento e iluminação em alguns pontos. Segundo a EPTC, que é a responsável pela manutenção de todo o espaço, a solução passa pela ação compartilhada entre os órgãos. “Temos consciência dos problemas e estamos dispostos a fazer parte da construção de uma solução conjunta, que envolva governo, iniciativa privada e sociedade”, disse Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

Como ações imediatas ficaram definidas a troca de lâmpadas queimadas por parte da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e o aumento no patrulhamento da Brigada Militar e Guarda Municipal no Terminal, que recebe cerca de 96 mil pessoas por dia. Viaturas de ambas as corporações, que fazem ronda diariamente pela zona Norte, passarão a dedicar mais tempo ao monitoramento do local. Além disso, a licitação para a troca das telhas danificadas deve ser finalizada e publicada nas próximas semanas.

“Entendemos que, com essas medidas, a curto prazo possamos resolver parte dos problemas, mas trabalharemos em soluções macro de forma paralela. Acredito que o espaço mereça uma maior ocupação de comerciantes, com feiras, artesanato, pequenas lancherias. Isso tudo dá vida a um equipamento público”, defende o vice-prefeito Sebastião Melo. 

Ao fim do encontro ficou definido que EPTC e Metroplan coordenarão os trabalhos para a criação de um projeto nesse sentido para o terminal. O prazo estipulado para apresentação do estudo é de trinta dias.

Texto: PMPA
Foto: Katysuki Rossini 

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.