Saúde

Encerra hoje a Campanha de Vacinação contra a gripe no país

10/05/2013 09:50:09

 

Termina hoje a campanha de vacinação contra gripe em todo o país. O Rio Grande do Sul foi um dos estados que prorrogou a ação em 26 de abril e com 86,5% do público alvo vacinado, já bateu a meta de imunizar 80% das pessoas do grupos de risco. Foram cerca de 2,5 milhões de vacinados. O último balanço sobre a doença no Estado confirmou mais sete casos de gripe A - vírus H1N1.

Quem pertence ao grupo prioritário – que inclui gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde, além de doentes crônicos – deve procurar os postos de saúde da rede pública para ser imunizado. O restante da população pode procurar a vacina em clínicas particulares com custo médio de R$ 90.

 

Eficácia

Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e entre 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.