Saúde

Capital terá mais de 140 unidades de saúde abertas amanhã para vacinação

Capital
23/09/2016 14:48:19

As 141 unidades de saúde de Porto Alegre estarão abertas das 8h às 17h deste sábado, Dia D da campanha nacional para atualização da caderneta de vacinação. A campanha visa a colocar em dia a vacinação de crianças com até cinco anos incompletos, crianças com nove anos de idade e adolescentes de 10 a 15 anos. As informações são da Rádio Guaíba.
 
O objetivo é conferir a caderneta e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada um. A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças: BCG, que protege contra a tuberculose; rotavírus, contra um dos principais agentes causadores de diarreia; poliomielite, contra a paralisia infantil; pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente, contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais.
 
Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e jovens para conferência das doses em atraso. Não haverá postos volantes na cidade.
 
Rio Grande do Sul
 
Em todo o Estado, cerca de 2 mil unidades básicas de saúde estarão abertas neste sábado. Os horários de funcionamento ficam a cargo dos gestores locais e podem variar de uma cidade para outra. No Rio Grande do Sul, são mais de 1,6 milhão de crianças e jovens nessa faixa etária.
 
Essa revisão é importante, pois somente com todas as doses as vacinas podem garantir a máxima eficácia de proteção contra as doenças. Como a imunização será seletiva apenas para quem está com alguma dose pendente, não se trabalha com meta de cobertura para essa campanha.
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.