Saúde

Aids e prevenção integram instalação urbana no Centro da Capital

Aids
05/12/2016 15:06:50

A instalação urbana Aids - Os sentidos da prevenção ficará até esta terça-feira, 6, na Praça da Alfândega, Centro Histórico da Capital, das 11h às 14h e das 17h às 20h. O ambiente multimídia é uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. A ideia é explorar as sensações e os sentidos visuais, auditivos e táteis, com música, imagens, luzes coloridas e sombras, estimulando os visitantes a pensar em situações de maior risco ao vírus HIV, bem como conhecer as diferentes formas de prevenção. As atividades contam com orientações, distribuição de preservativos, gel lubrificante e do laço vermelho símbolo da campanha, além da interpretação de atores e participação de pessoas que vivem com HIV e dão depoimentos em vídeo e no local.

Com o tema Cuidar e ser cuidado, a ideia também é provocar reflexões a respeito das atitudes com pessoas que vivem com HIV ou Aids, para que sejam mais solidárias, diminuindo o preconceito e o estigma. “Cuidar significa utilizar várias estratégias de prevenção, como proteção nas relações sexuais usando preservativo, fazer testagens regulares e começar o tratamento o mais cedo possível em caso de resultado positivo. Em especial, é ter solidariedade com as pessoas que vivem com HIV/Aids”, comenta a gerente de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis, Simone Ávila. “O preconceito e a discriminação fazem com que pessoas com o vírus não queiram se tratar, tenham vergonha e sejam excluídas. Com a campanha deste ano, queremos incentivar o cuidado no sentido da solidariedade e do respeito que merecem”, afirma.

Números – Porto Alegre permanece como capital e cidade com as mais altas taxas de incidência de Aids no Brasil nos últimos dez anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, com taxa média de 95,20 casos por 100 mil habitantes na séria histórica de 2005 a 2015. Nos últimos cinco anos, porém, as incidências apresentam queda, principalmente em 2015, o que pode ser observado nos números da Secretaria Municipal de Saúde, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, com 74,21 casos por 100 mil habitantes, comparativamente a 2014, quando a taxa foi de 90,9 casos por 100 mil habitantes. O total acumulado de casos é de 28.497 – até 30 de junho de 2016 –, sendo que, destes, 96,3% dos casos em adultos e 3,7% em crianças menores de 13 anos. O coeficiente de mortalidade também apresenta tendência de queda, passando de 32,21 por 100 mil habitantes, em 2011, para 24,12, em 2015.

A SMS tem investido em ações para controlar a epidemia em Porto Alegre. Uma das estratégias é oportunizar a detecção precoce da infecção pelo HIV, com a oferta de diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento. Os testes rápidos são disponibilizados à população nas unidades de saúde de referência, incluindo pessoas em situação de rua. Clique aqui e identifique a sua, conforme o endereço de domicílio. Também oferece os Serviços de Assistência Especializada e pronto atendimentos para casos de urgência. Clique aqui para mais informações.

Outras informações podem ser obtidas no site http://hivaidspoa.weebly.com/.

Programação:

06/12 – Ação de rua da equipe itinerante da Gerência de Saúde Glória, Cruzeiro e Cristal. Local: Praça da Vila Ecológica, bairro Santa Teresa, zona Sul da Capital. Horário: 8h às 17h.
10/12  – Fique Sabendo Jovem. Local: Bairro Bom Jesus. Horário a definir.
11/12 – Fique Sabendo Jovem. Local: Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário. Horário: 16h às 20h.
17/12 – Fique Sabendo Jovem. Local: Restinga. Horário a definir.
18/12 – Fique Sabendo Jovem. Local: Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário. Horário: 16h às 20h.

Instalação urbana Aids: os sentidos da prevenção
Segunda e terça-feiras, 5 e 6, das 11h às 14h das 17h às 20h 
Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre
Assessoria de Comunicação da SMS: 3289-2710, 2711 e 2732

Texto e foto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.