Saúde

Aplicativo DermatoNet do TelessaúdeRS já funciona na Capital

Aplicativo
16/02/2017 08:12:41


Seis dias após o lançamento, o app DermatoNet, serviço de telediagnóstico disponível aos profissionais de saúde da atenção primária, já faz parte da rotina dos médicos e pacientes nas unidades de saúde e apresenta resultados no atendimento. É o caso da Julieta Alves, que procurou o posto na sexta-feira, 10, fez uma consulta, o médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) enviou o caso para o TelessaúdeRS e, na segunda-feira, 13, ela recebeu o diagnóstico. "Se o médico do postinho puder fazer isto, não vamos parar no hospital, onde há pacientes mais graves para atender", afirma a paciente.

Porto Alegre é a primeira cidade do Brasil a implantar o serviço. Os médicos que atuam nas UBS fotografam as lesões de pele dos pacientes quando têm dúvidas a respeito do diagnóstico ou tratamento. As fotos são enviadas para os médicos especialistas do TelessaúdeRS-UFRGS, via aplicativo.

Mariana Carlucci, médica residente na Unidade Básica de Saúde Osmar Freitas, destaca a importância do sistema. “A gente muitas vezes consegue ter uma suspeita do diagnóstico, mas nem sempre é claro, óbvio e automático, porque tem lesões que podem fazer parte de doenças mais complexas”, ressalta.

Os médicos especialistas recebem as imagens e analisam. Uma das dermatologistas do projeto, Tatiane Sawada de Souza, explica que em até 72h é possível diagnosticar e enviar uma receita, ou em caso mais complexo, encaminhar a um especialista.

O DermatoNet pretende aumentar a resolutividade da Atenção Primária, garantindo que um maior número de pacientes tenha o seu problema resolvido na Unidade Básica de Saúde, sem a necessidade de deslocamentos. Dessa forma, espera-se reduzir a fila de espera para a dermatologia, pois segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, em dezembro de 2016, cerca de 5.673 pessoas aguardavam consulta especializada com dermatologista na Capital. Alguns pacientes estão há mais de um ano e meio na fila.

Texto e foto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.