Saúde

Semana de vacinação contra HPV vai até esta sexta

24/08/2017 10:09:49
Durante a campanha de atualização das cadernetas de vacinação de adolescentes entre 10 e 19 anos, que as secretarias estadual e municipal de Saúde realizam até esta sexta-feira, 25 de agosto, a vacina contra o HPV também está disponível para adolescentes e jovens entre 15 e 26 anos. A medida atende à orientação do Ministério de Saúde que, na Nota Informativa 62, orienta sobre a ampliação em função da baixa cobertura vacinal e proximidade de vencimento da validade dos lotes do imunobiológico.

Dessa forma, podem ser vacinados na rede pública, contra o HPV, mulheres de 9 a 27 anos incompletos e homens de 11 a 27 anos incompletos. Pessoas entre 15 e 27 anos incompletos deverão fazer três doses da vacina, com intervalo de 0 (momento da primeira dose), dois meses após a primeira e seis meses após a primeira dose. Com idade inferior a 15 anos, o esquema vacinal continua sendo de duas doses. 
 
Para atender à população, a prefeitura manterá abertas durante a semana, das 8h às 17h, para atendimento, orientação e vacinação do público-alvo da campanha, 136 salas de vacina da rede municipal, além do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, que funciona no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Quatro salas estarão fechadas por problemas técnicos nas câmaras de conservação de vacinas: US Laranjeiras, US Tijucas, US Lami e US Campo Novo. 
 
O foco da ação é atualização da situação vacinal de meninos e meninas na faixa etária específica. Serão oferecidas seis vacinas: hepatite B, difteria e tétano (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV e meningo C. Também estará à disposição a vacina contra influenza para quem não fez em 2017 e para as crianças que necessitarem da segunda dose. A apresentação da caderneta de vacinação é solicitada para comprovação do esquema vacinal de cada adolescente. 
 
Texto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.