Saúde

Saúde mantém imunização contra HPV para faixa etária estendida

Saúde
31/08/2017 09:42:42
Finalizada a campanha de atualização da caderneta de adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde manterá a imunização contra o HPV, para mulheres entre 15 e 26 anos e homens entre 14 e 26 anos, até o final dos estoques da vacina. Qualquer mudança na oferta de imunobiológicos depende de orientação da Secretaria Estadual da Saúde. 
 
GDs mantêm vacinação - A vacinação não está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal, mas todas as Gerências Distritais mantêm oferta nas maiores unidades de cada região. Na GD Centro, há doses disponíveis no Centro de Saúde Modelo, no Centro de Saúde Santa Marta e na US Santa Cecília. Na GD Sul/Centro-Sul, são encontradas vacinas contra HPV nas US Camaquã e Tristeza. Na GD Glória-Cruzeiro-Cristal, na US Glória e Vila dos Comerciários. Na GD Norte-Eixo Baltazar, há oferta nas unidades Passo das Pedras, Assis Brasil e estoque baixo nas unidades Ramos, Asa Branca e Domenico Feoli. Na GD Restinga, as unidades com vacinas são Macedônia, Restinga, Belém Novo e Chácara do Banco (estoque baixo). Na GD Partenon/Lomba do Pinheiro há vacinas nas unidades Pitoresca, Santa Helena, São Pedro e Mapa (estoque baixo), Lomba do Pinheiro e São Carlos. 
 
Nesta terça-feira, 29, o Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde municipal conclui uma nova etapa de capacitação para a rede básica de saúde, num total de 16 horas, dirigida profissionais de enfermagem, técnicas e auxiliares de enfermagem lotados nas Unidades de Saúde (US) que atuam ou irão atuar com imunização.  
 
Entre os temas que estão os imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações (caracterização e histórico do PNI, ação da vacina como estratégia de saúde pública, contraindicações gerais, eventos adversos locais e sistêmicos e especificação das vacinas), Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, Especificações e esquemas da vacina antirrábica e informações sobre rede de frio (conservação, transporte e armazenamento de imunobiológicos).
 
Texto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.