Saúde

Porto Alegre recebe 17 profissionais do Programa Mais Médicos

Porto
10/10/2017 09:10:50

Durante a semana, 17 novos profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, passam a atuar nas unidades de saúde da capital gaúcha. Com o acréscimo, a cidade conta agora com 106 trabalhadores do programa, completando o quadro de médicos nos 140 postos da cidade.

Nesta segunda e terça-feiras, 9, será realizado acolhimento dos profissionais nas regiões onde irão atuar: Restinga, Sul-Centro Sul, Glória-Cruzeiro-Cristal, Norte-Eixo Baltazar, Noroeste-Humaitá/Navegantes-Ilhas, Partenon-Lomba do Pinheiro e Leste-Nordeste. Com carga horária semanal de 40 horas, 32 são dedicadas à assistência e oito horas destinadas a curso de especialização. 

No dia 29 de setembro, 15 profissionais que atuavam em Porto Alegre foram desligados pelo Ministério da Saúde, por reprovação no curso de especialização em saúde da família. "O ministério foi sensível às demandas do município junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde para a reposição dos profissionais", afirma o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim. Os 17 trabalhadores que assumem nesta semana são brasileiros com formação no exterior. Porto Alegre aderiu ao programa em 2013, com a chegada dos primeiros profissionais.

O Programa Mais Médicos é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar médicos a regiões onde há escassez ou ausência de profissionais, o programa prevê investimentos para construção, reforma e ampliação de unidades de saúde, novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação profissional.

 
Texto e foto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.