Tecnologia

Coleta de eletrônicos estará no Lindoia Shopping neste sábado

Coleta
27/10/2017 10:14:23

A coleta itinerante de resíduos eletrônicos acontece neste sábado, 28, das 9h às 15h, no estacionamento do Lindoia Shopping, localizado na avenida Assis Brasil nº 3522, bairro Jardim Lindoia. Esta edição retoma a iniciativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), em parceria com a empresa Trade Recycle e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). 

No local, é possível descartar eletrônicos como computadores, CPUs, monitores, teclados, cabos, estabilizadores, celulares, baterias de celular, máquinas fotográficas, rádios e eletrodomésticos caídos em desuso. Os objetos mencionados podem conter chumbo, bromo, mercúrio e cádmio — metais pesados, considerados perigosos e com elevado índice de contaminação. A correta conservação e o descarte adequado evitam a extração de recursos naturais, possibilitam o destino mais nobre dos equipamentos e preservam a saúde pública.
 
Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, essa parceria com a Trade possibilita e fortalece a ideia do descarte correto de eletrônicos. “De acordo com a legislação, o gerador é o responsável por dar o destino para esse tipo de material, que não pode ser recolhido pelas coletas regulares do DMLU. Com mais essa opção da Coleta Itinerante, além dos locais fixos para entrega, esperamos que a população colabore, trazendo equipamentos obsoletos e evitando a degradação ambiental. Quem tiver dúvida sobre o que pode ser entregue, permanecemos à disposição no DMLU ou via 156”, destaca Rosário. 
 
Além desta alternativa para o descarte de resíduos eletrônicos, Porto Alegre também possui nove pontos fixos destinados ao recebimento desses materiais improdutivos ou obsoletos. Clique aqui para visualizar as indicações. Outras ações ocorrerão, ainda neste ano, nos dias 25 de novembro e 9 de dezembro, também no estacionamento do Lindoia Shopping.
 
Texto e foto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.