Tecnologia

Prefeitura recebe equipamentos para os Pontos de Inclusão Digital

Prefeitura
13/11/2017 09:30:31
Nesta segunda-feira, 13, às 14h, no Salão Nobre do Paço Municipal, será oficializada a doação de 200 computadores pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) à prefeitura. Os equipamentos, recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) serão destinados aos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) e marcam o alinhamento da política do município para o setor com as propostas do MCTIC. Além da secretária interina de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo, a cerimônia contará com a presença do coordenador de Articulação do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, Alexandre Mesquita, do diretor da Ong INAC, Theodoro Lace, e organizações sociais convidadas. 

Em um prazo de 60 dias a SMDSE, por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital da Diretoria dos Direitos Humanos, lançará um edital para a instalação de até 20 pontos. O edital será destinado a organizações sociais que atuam nas regiões do Orçamento Participativo, que serão responsáveis pela gestão e prestação do serviço à comunidade e desta forma, a prefeitura atualiza o alinhamento com a política nacional para o setor.

Os PIDs são a modernização dos antigos Telecentros, que se tornaram defasados diante da evolução tecnológica dos últimos anos. A secretária Denise Ries Russo, destaca o significado da abertura dos Pontos de Inclusão Digital. “Os PIDs representam a inovação tecnológica e abrem possibilidades aos jovens, consistindo em uma importante ferramenta de pesquisa e atualização de conhecimento, principalmente para os que estão ingressando no mercado de trabalho”, afirma. Os pontos, além do acesso à internet e ferramentas digitais, oferecerão cursos para formação de gestores tecnológicos.

O Ministério também estará recolhendo 500 equipamentos eletrônicos defasados que serão restaurados no Centro de Recondicionamento de Computadores de São Paulo, e posteriormente, redistribuídos aos Pontos de Inclusão Digital.

Texto e foto: PMPA

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.