Segurança

Corpo de Bombeiros ganha reforço de 31 novos tenentes na capital e interior

Corpo
05/03/2018 09:52:24

O curso de habilitação a tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 31 alunos, nesta sexta-feira (2), no Ginásio do Sesc, em Porto Alegre. A cerimônia habilitou os militares ao posto de primeiro tenente para atuar em 12 batalhões do CBMRS no Estado. O governador José Ivo Sartori participou da solenidade acompanhado da primeira-dama Maria Helena Sartori, paraninfa da turma, batizada de  “Leões de Pedra”.

Essa é a primeira turma do Curso Básico de Administração (CBA) formada depois de concluído o processo de desvinculação da Brigada Militar (BM). O curso teve duração de 1.430 horas-aula (cinco meses), sendo seis disciplinas em EAD (420 horas-aula). Fizeram o curso os primeiros sargentos do CBMRS, com quatro anos na graduação.

"Este é um momento muito importante na vida de cada um de vocês e de suas famílias. E de uma certa maneira, importante também para a sociedade gaúcha que vocês escolheram proteger, com coragem e dedicação. A partir de agora, começa uma nova fase da vida e da carreira: vocês passam a ser tenentes-bombeiros. É isso mesmo, vocês estão promovidos", afirmou o governador.

Sartori também lembrou os 123 anos do Corpo de Bombeiros, comemorado no dia 1º de março e lembrou um pouco da história da instituição. "Quando foi criado, em 1895, chamava-se Companhia de Bombeiros de Porto Alegre e contava com efetivo de 17 homens. Atualmente, são mais de dois mil e quinhentos. E, a partir de hoje, passa a contar com mais 31 bravos tenentes", ressaltou o governador.

O processo de separação do CBMRS da Brigada Militar e as mudanças estruturais implementadas no Estado foi enfatizado por Sartori. "A separação da BM ocorreu para deixar o Corpo de Bombeiros mais moderno e eficiente, voltado à sociedade. O RS também passa por um momento de transformação. Estamos trabalhando para fazer do Rio Grande um Estado moderno e eficiente, que possa oferecer serviços de qualidade aos cidadãos. A sociedade exige cada vez mais ações e respostas que transformem suas vidas para melhor", destacou.

Turma de primeiros tenentes foi batizada de "Leões de Pedra" - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cleber Valinodo Pereira, agradeceu o empenho e motivação dos militares durante o curso. "Ao receber essa espada, denominada Fênix, também simboliza a oficialização de tenente do Corpo de Bombeiros Militar e a força da instituição", salientou.

O comandante também comentou a dedicação do governo do Estado para desvincular a corporação da BM. "O Corpo de Bombeiros está reestruturando todos os quadros e a formatura desses novos tenentes vem para qualificar", concluiu.

Reforço nos batalhões

Os 31 novos tenentes serão distribuídos em 12 batalhões do CBMRS: Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Leopoldo e Tramandaí.

Paraninfa da turma, primeira-dama Maria Helena Sartori destacou presença de mulheres no grupo - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Ao agradecer o convite de paraninfa, a primeira-dama Maria Helena Sartori assinalou a presença de mulheres no grupo. "Hoje, depois de 107 anos, temos aqui no Rio Grande do Sul as três primeiras mulheres chegando ao cargo de tenente", celebrou. "Na busca dessa qualificação, vocês empenharam muito esforço, muito tempo, muita dedicação, mas também tiveram o retorno de aprendizado, descobertas e convívio profícuo", acrescentou.

A oradora da turma, primeira tenente Juliana de Morais Damin, falou dos desafios e a missão que a turma têm a partir de agora com a formatura. "Somos a soma das nossas decisões. Aprendemos a superar os pequenos e grandes desafios e temos que buscar a cada dia nossos sonhos", disse.

Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, os avanços na pasta refletem no dia das pessoas, como o chamamento de todos os concursos, a realização do maior concurso dos últimos anos e, por fim, o aumento do orçamento.

Texto: Cassiane Osório
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.