Geral

Primeiro Pedal da Paz destaca o respeito no trânsito

Primeiro
12/04/2018 08:53:43
Em comemoração aos seus 20 anos, e ao Dia Internacional do Ciclista, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), realizará, no dia 15, o 1º Pedal da Paz. A pedalada contará com o apoio de organizações de ciclistas e terá um percurso de cerca de 12 quilômetros, com saída às 10h30 da Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, seguindo pela avenida Edvaldo Pereira Paiva até a rua Nestor Ludwig (Estádio Beira-Rio), retorno até o ponto de partida, onde haverá confraternização entre os participantes. A iniciativa objetiva valorizar a vida por meio de ações sustentáveis, educativas e reforçar a cultura da paz e do respeito no trânsito.
 
O credenciamento dos participantes inicia às 8h, diretamente na Praça Júlio Mesquita. Às 10h haverá um alongamento monitorado por um profissional de educação física. A empresa Tembici, responsável pelo sistema de bicicletas de aluguel de Porto Alegre, vai disponibilizar, para usuários do BikePoa, 40 equipamentos com o tempo de uso estendido para completar o roteiro. A retirada e devolução das bicicletas serão na Estação da Rótula do Gasômetro, entre a avenida Loureiro da Silva e a avenida Edvaldo Pereira Paiva. As inscrições para liberação devem ser feitas na Praça Júlio Mesquita. No fim do passeio, os organizadores do evento receberão os ciclistas para uma confraternização com a presença de food trucks e food bike, em um ambiente com música e distribuição de brindes oferecidos pelos parceiros da EPTC. Agentes da Coordenação de Educação da Mobilidade estarão presentes no 1º Pedal da Paz, com abordagens e distribuição de material informativo para um trânsito mais seguro. 
 
O evento contará, também, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), além de diversos grupos representativos de ciclistas. 
 
Atividades na Praça Júlio Mesquita: 
 
Estação DMLU: técnicos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) dão orientações sobre segregação, descarte adequado, reciclagem e destinação final de resíduos. 
 
Ônibus Brincalhão: projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) que leva sua brinquedoteca itinerante, com atividades voltadas para crianças até 13 anos. Brinquedos: carrinhos, caminhões, fantasias, jogos de tabuleiros, bonecas, casinha, etc. Todas as atividades são monitoradas por instrutores. 
 
Escolinha Bike: o objetivo é ensinar os pequenos a lidarem de forma harmoniosa com a questão da mobilidade urbana. Crianças de 2 a 7 anos são colocadas no papel de ciclistas, em contato com a rotina do trânsito e suas regras, podendo assim, se desenvolver em seu perfil de cidadão.
 
Bibliobike: a Smams vai levar a Bibliobike e os bonecos da turma do projeto Super Amigo do Meio Ambiente (Super Ama). A Bibliobike é uma iniciativa inspirada no projeto desenvolvido pela Escola Estadual Matias de Albuquerque, da zona Sul da Capital, que tem por objetivo a conscientização ambiental, através do reaproveitamento de materiais. O Super Ama é desenvolvido há 16 anos no Parque Marinha do Brasil, onde materiais descartados inadequadamente no parque, são reaproveitados e transformados em arte para conscientização ambiental.
 
Texto e foto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.