Limpeza

13ª Semana da Cidade Limpa foi aberta na segunda-feira

13ª
15/05/2018 08:39:39

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, 14, a 13ª Semana Cidade Limpa na sede do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Esta edição promovida pelo departamento, que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), objetiva sensibilizar sobre o relevante papel ambiental exercido pelos garis. A atividade teve início com a instalação da Estação do DMLU, com a exposição de materiais sobre segregação, manejo e destinação final adequada de resíduos sólidos. 

O diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, alertou sobre a importância da colaboração da comunidade com os serviços oferecidos pelo departamento. “Eventos como esse nos ajudam a lembrar e estimular a população a utilizar as alternativas que nós disponibilizamos diariamente a fim de facilitar o descarte de resíduos”, ressaltou. 
 
A programação prossegue até sexta-feira, 18. Nesta terça-feira, 15, às 9h, será realizada uma qualificação nas Unidades de Destino Certo (Ecopontos), dentro do Projeto Qualifica DMLU. No Dia do Gari, 16, às 9h, ocorre um workshop para os servidores do DMLU, que vai abordar gerenciamento, manuseio e destinação de materiais. Na quinta-feira, 17, às 9h, o DMLU faz uma homenagem aos garis mais antigos do departamento. Na mesma data, também estão abertas as inscrições do workshop “Resíduos Sólidos e a Sustentabilidade”, que ocorre às 14h. Para informações, clique aqui. Já no último dia da programação, 18, duas visitas técnicas serão oferecidas. Os alunos das universidades Estadual do Rio Grande do Sul e Anhanguera conhecerão as unidades do departamento. Além disso, às 14h, haverá uma formação sobre gestão de resíduos para a associação de vizinhos do bairro Rio Branco. Veja aqui a programação completa
 
“É importante sensibilizar os cidadãos sobre a importância de serem agentes ambientais e de como a segregação e destinação correta dos resíduos ajudam a manter a cidade um lugar mais agradável e saudável de se viver”, destaca a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Patrícia Russo. 

Cidade Limpa - a semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também, das calçadas que não são públicas. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental. 
 

Texto e foto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.