Educação

Segurança e Educação reúnem-se para avaliar ações conjuntas

Segurança
09/11/2018 11:14:20

As secretarias municipais da Segurança e da Educação se reuniram na tarde desta quinta-feira, 8, com a Guarda Municipal para avaliar as ações desenvolvidas junto à rede municipal de ensino. Estiveram presentes a secretária municipal de Segurança, Claudia Cristina Santos da Rocha, o secretário municipal de Educação, Adriano Naves, a secretária adjunta de Educação, Ivana Genrro Flores, a equipe do Núcleo de Ações Preventivas (NAP) da Guarda Municipal e o subcomandante da Guarda, Rodrigo Meotti. A reunião ocorreu após casos de agressão serem registrados em quatro escolas nos últimos 15 dias.

A secretária municipal de Segurança diz que “sabe da importância de desenvolver ações com foco na prevenção e enfrentamento da violência física e psicológica no ambiente escolar” e afirma que usa “metodologias como rodas de conversas intersetoriais sobre o tema”, por meio das equipes do Núcleo de Ações Preventivas (NAP), um dos exemplos das mudanças promovidas pela Guarda no decorrer dos anos. “O Núcleo desenvolve ações em escolas, sempre evidenciando o combate à violência dentro do ambiente estudantil”, diz a secretária de Segurança. O NAP já atuou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Grande Oriente após caso de agressão a uma professora.

As divulgações são feitas de forma educativa, ressaltando a importância de atitudes positivas dentro e fora das salas de aula. Alunos e professores são atendidos em várias ações realizadas pelo projeto. Entre os programas, destaca-se o “Dois caminhos, uma escolha”, que passa noções básicas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outros assuntos. A Secretaria Municipal de Segurança tem planos de ampliar ações preventivas e comunitárias por meio da Guarda Municipal.

O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, reforçou a importância da educação como meio de pacificação social e combate à violência. “A proposta da nossa gestão é de fortalecer a instituição escolar, intensificando o sentimento de respeito mútuo”, salienta. O secretário destacou ainda a parceria entre as pastas, como na acolhida aos porteiros que começaram a atuar nas escolas em outubro e com a colocação de uma profissional da Smed para acompanhar o videomonitoramento realizado no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic).

As secretarias analisaram as situações ocorridas e os procedimentos adotados por parte das escolas e da Guarda Municipal. Ficaram ajustadas medidas no sentindo de avançar nos protocolos já existentes entre as secretarias. Também foi deliberada a realização de reuniões técnicas, nas próximas semanas, para definir os passos seguintes para integração das ações de segurança entre as secretarias, direção de escolas e Guarda Municipal.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.