Saúde

EPTC apoia com escolta chegada de dois órgãos nesta terça-feira

28/11/2018 10:07:46


Durante a tarde desta terça-feira, 27, a equipe da coordenação de Operações Especiais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou duas escoltas de órgãos para transplantes na Capital. O pedido é realizado via Central de Transplantes, que solicita o apoio para mais agilidade e segurança no itinerário.

O primeiro pulmão chegou por volta das 13h no Aeroporto Internacional Salgado Filho e foi levado até a Santa Casa. O itinerário foi percorrido em 12 minutos. O segundo, pouco depois das 16h30, foi acompanhado pelos agentes da Base Aérea de Canoas para a Santa Casa. O deslocamento foi realizado em cerca de 20 minutos. A EPTC realiza cerca de 20 operações de escolta de órgãos a cada ano. “São necessários bloqueios e manobras no trânsito, realizadas pelos agentes, para reduzir o tempo do translado, garantir a segurança dos envolvidos e também de quem circula pelo itinerário no momento”, destaca Leandro Barbosa de Azevedo, coordenador de Operações Especiais (COE) da EPTC.

Vale lembrar que os motociclistas envolvidos são Batedores Motociclistas formados pelo 3º Batalhão de Polícia do Exército e, em razão do serviço de urgência, estão amparados conforme a legislação (art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro, a resolução do Contran 268/08 e o Artigo 144 da Constituição Federal) para livre circulação e parada, com devida orientação ao trânsito, identificação e alarme sonoro dos veículos em deslocamento.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.