Saúde

Unidade de Saúde Modelo terá ação de combate à Aids

05/12/2018 09:53:07

Motivada pelo Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve ações e oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C sem agendamento, em diferentes unidades de saúde da cidade, que serão identificadas por um grande laço itinerante, símbolo da campanha de luta contra a Aids. Nesta quarta-feira, 5, o atendimento será realizado na Unidade de Saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornelas, 55), das 8h às 16h. Com isso, a ideia é divulgar estratégias de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, como proteção nas relações sexuais, com o uso da camisinha, testagens regulares e início do tratamento o mais cedo possível em casos reagentes.

Nessa terça, 4, os exames foram realizados na US Vila Ipiranga (rua Alberto Silva, 1830). O cronograma da semana também contempla as unidades de saúde Nossa Senhora Medianeira e Timbaúva, quinta e sexta-feira, 6 e 7 (veja outras datas ao final da matéria). Durante os atendimentos, são distribuídos preservativos com instruções de como devem ser usados. "O preservativo ainda é o método mais eficaz para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", diz a coordenadora da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids da SMS, Marina Dias.

Luta contra a Aids – A importância da prevenção, detecção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, com testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, foram destaque em ação que ocorreu no último sábado, 1º, ao lado da Usina do Gasômetro, na Orla Moacyr Scliar. Motivada pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído há 30 anos pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde, a ação ocorreu das 11h às 18h, com a realização de 416 exames em 104 pessoas.

Agenda
3/12 - US Campo Novo, região Sul-Centro Sul
4/12 - US Ipiranga, região Noroeste Humaitá - Navegantes Ilhas
5/12 - US Modelo, região Centro
6/12 - US Nossa Senhora Medianeira, região Glória-Cruzeiro-Cristal
7/12 - US Timbaúva, região Leste-Nordeste
10/12 - Nova Brasília, região Norte-Eixo Baltazar
11/12 - US Belém novo, região Restinga
12/12 - US Panorama e Lomba do Pinheiro, região Partenon-Lomba do Pinheiro

Saiba mais sobre HIV e Aids - HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, diminuindo as defesas do corpo e causando a Aids. Toda pessoa que tem o HIV pode passar o vírus para as outras pessoas, mas nem toda a pessoa que tem HIV tem Aids. A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e é causada pelo vírus HIV. Como o vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a problemas mais graves, como tuberculose ou câncer. Toda a pessoa que tem Aids tem o vírus HIV.

Como se transmite o HIV:
- Transar sem camisinha, sendo por sexo vaginal, anal ou oral, mesmo com alguém conhecido, pois esta pessoa pode estar infectada sem saber.
- Compartilhar agulhas ou seringas.
- A mulher com HIV, durante a gravidez, pode transmitir o vírus para o bebê.
- O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.

Como NÃO contrair o HIV:
- Transar com camisinha.
- Compartilhar talheres, pratos e copos.
- Compartilhar chimarrão.
- Carinho, aperto de mão, abraço ou beijo na boca.
- Uso de banheiro, piscina ou pelo ar.
- Dormir na mesma cama.
- Pelo suor ou lágrima.
- Doar sangue.
- Picada de mosquito.
- Trabalhar e conviver com portadores do vírus HIV não apresenta risco de transmissão.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.