Cultura & Lazer

Espaço Memória do DMLU será inaugurado nesta sexta-feira

Espaço
13/12/2018 09:45:43

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vai inaugurar seu Espaço Memórias nesta sexta-feira, 14, às 14h, na sede do órgão na avenida Azenha, 631, bairro Azenha. O evento será aberto ao público. O Espaço pretende propiciar o resgate histórico do departamento, preservando sua memória e dando acesso ao acervo documental produzido pela instituição ao longo de sua trajetória e garantir apoio à pesquisas na área de resíduos sólidos.

Na ocasião, haverá palestra gratuita, às 14, sobre Patrimônio de Porto Alegre: memórias e esquecimentos, ministrada pela historiadora Marlise Giovanaz, às 15h, a abordagem será sobre a Memória DMLU: conte sua história, ministrada pela diretora da Divisão de Destino Finals, Mariza Power Reis e o fiscal do Serviço de Fiscalização, Vilson Rodrigues Coelho. A cerimônia de abertura do espaço acontecerá às 16h.

O Memorial tem 3 mil fotos antigas, livro ponto de funcionários com datas de 1927 e 1928, relatórios de limpeza com datas de 1928, 1931, 1933 e 1934, um sino utilizado nos caminhões do início da implantação da coleta seletiva em Porto Alegre nos anos 90, entre outras diversas peças que ajudam a contar a história da limpeza urbana na Capital. “Este projeto havia começado em anos anteriores, porém sem continuidade. Nossa gestão solicitou à equipe da biblioteca a conclusão e implantação desta mostra permanente com o intuito de restaurar, preservar, divulgar e valorizar o patrimônio e a história do DMLU”, destaca o diretor-geral do departamento, Renê José Machado de Souza.

“Este acervo funcionará como um centro de pesquisa sobre a história da limpeza pública e tratamento de Resíduos Sólidos. Os relatórios de limpeza do final dos anos 20 e início dos anos 30 nos dão um panorama dos hábitos e costumes da limpeza urbana daquela época”, avalia o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Ramiro Rosário.

O Memorial está localizado dentro da Biblioteca do DMLU e tem as servidoras Karen Triches (bibliotecária) e Pâmela Andres (arquivista) como responsáveis e o servidor Egidio Luiz Paolin como colaborador que doou muitas peças ao acervo e foi coordenador do Projeto Memória do departamento. Durante o período de arrecadação de documentos, vários outros servidores e ex-servidores colaboraram com peças de valor histórico. O Espaço Memórias funcionará para visitação pública no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h e as visitas de grupos deverão ser previamente agendadas pelo fone 3289 6957.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.