Saúde

Trate doenças inflamatórias com óleos essencias

Trate
26/06/2018 13:16:22

As doenças inflamatórias intestinais (DII) consistem em uma série de condições inflamatórias que afetam o sistema digestivo, em particular o intestino, trazendo danos a sua estrutura.

O problema caracteriza-se por ser uma condição crônica e não deve ser confundido com a síndrome do intestino irritável. Seus sintomas não costumam ser claros, podendo provocar diarreias constantes ou constipação intestinal, o que por sua vez, dificulta o diagnóstico da doença, que não raro pode levar anos para ser detectada. O quadro inflamatório não costuma possuir uma causa específica, mas crises podem ser desencadeadas por níveis de estresse e ansiedade excessiva.

Os dois tipos principais de doenças inflamatórias do intestino são retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Além do desconforto e angústia, quadros de DII quando agravados podem repercutir em outros órgãos, chegando a comprometer a fertilidade de homens e mulheres.

Um estudo realizado em 2007, demonstrou que a sinergia resultante da combinação apropriada de óleo essencial de tomilho (Thymus vulgaris) e óleo essencial de orégano (Origanum vulgare) é capaz de amenizar a inflamação de doenças intestinais. Os óleos atuam reduzindo a produção e a ação de citocinas pró-inflamatórias, atenuando o grau de lesão dos tecidos e por consequência o quadro inflamatório.

As citocinas são moléculas que regulam a resposta imunológica, podendo acelerar o processo inflamatório. Pessoas com inflamações crônicas apresentam níveis elevados de citocina.

Realizado in vivo e in vitro, o estudo analisou o quadro inflamatório no cólon de camundongos com colite induzida para o experimento, taxa de mortalidade e peso corporal. Os óleos foram testados em três dosagens diferentes, apresentando resultados positivos na concentração de 0,1% -1000 ppm para orégano e 0.2% - 2000 ppm para tomilho.

O tratamento com a combinação dos óleos essenciais reduziu a taxa de mortalidade dos camundongos de 53% para 33%, acelerou significativamente a recuperação do ganho de peso corporal a partir do terceiro dia, reduzindo em grande parte a lesão e o dano macroscópico do tecido do cólon.

O óleo essencial de orégano é rico em carvacrol, componente que lhe confere propriedades antimicrobianas. Já o óleo essencial de tomilho é rico em timol, componente que lhe confere atuações anti-inflamatórias. Quando combinados, os principais componentes destes óleos se complementam, exibindo expressivos efeitos terapêuticos e também ação de prevenção.

O estudo demonstrou que a dosagem correta é primordial para a eficácia do uso dos óleos essenciais podendo, portanto, serem utilizados como tratamento adicional em doenças inflamatórias gastrointestinais.

O óleo essencial de orégano é um poderoso agente contra inflamações e infecções no geral. É recomendado para casos de reumatismo, artrite, dores musculares e articulares. É um estimulante digestivo e tem ação anti-cancerígena, anti-oxidante e larvicida.

REFERÊNCIAS: BUKOVSKÁ A, et al. Effects of a Combination of Thyme and Oregano Essential Oils on TNBS-Induced Colitis in Mice. 2007 Oct 10 doi: 10.1155/2007/23296.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.