Cidade

Porto Alegre sedia nova edição do Fórum Social Mundial Temático

Porto
29/01/2019 09:43:50

 

Nesta segunda-feira, 28, foram abertas as atividades do Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades, às 16h, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. O evento será realizado de 28 de janeiro a 1º de fevereiro e a prefeitura participa do por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, com representantes das Coordenadorias-Gerais de Acessibilidade e Inclusão e dos Direitos Humanos.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, Porto Alegre é a capital amiga do idoso, das pessoas com deficiência e da diversidade. A responsável pela pasta salientou, ainda, a importância de desenvolver políticas públicas de mudanças para essa população. “O nosso olhar enquanto prefeitura é de que Porto Alegre tem de ser exemplo para o Rio Grande do Sul. Quero reforçar o nosso comprometimento quanto às temáticas do Fórum, pois precisamos ser mais que políticos, mais que partidários. Devemos rasgar bandeiras no momento em que se faz necessário nos voltarmos para um objetivo comum. Todos têm os mesmos direitos e os mesmos deveres”, destaca.

Segundo o presidente do Instituto Amigo do Fórum Social Mundial Porto Alegre, Lélio Luzardi, nunca houve uma população tão grande de idosos no país, fato que gera a necessidade de criar e ampliar políticas públicas voltadas para essa população. “O Fórum é um momento ímpar, pois apresenta inúmeras oportunidades de debates, trocas de experiências e saberes, para que a comunidade aproprie-se da proposta trazida. No Brasil, o envelhecimento ativo e saudável tem sido tema de destaque mundial”, ressalta.

Ao longo da semana, serão debatidos assuntos relativos ao respeito, emprego, inclusão, serviços comunitários, mobilidade urbana e bem-estar. Apresentações artísticas e ecumênicas, que contemplaram todas as religiões, marcaram o início da solenidade de abertura. A cerimônia contou com a presença de representantes do executivo estadual, do Ministério Público, legislativo estadual e federal, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Conselho Municipal do Idoso.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.