Cidade

Chafariz Imperial da Redenção será revitalizado

06/02/2019 10:34:47


As obras de revitalização do Chafariz Imperial, localizado no Recanto Europeu do Parque Farroupilha (Redenção), começaram nessa terça-feira, 5. A iniciativa é da prefeitura, por meio das secretarias municipais da Cultura (SMC) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e da Associação Sul Riograndense da Construção Civil.

O Chafariz Imperial é a última das oito fontes instaladas em Porto Alegre no século XIX. As estruturas foram feitas após a criação da Companhia Hidráulica Porto-Alegrense, em 1866, e serviam para fornecer água potável para a cidade. A última intervenção ocorreu em 1998. O monumento possui patologias na estrutura de ferro, precisando de impermeabilização. O processo deverá ser concluído em três meses.

Serão executados os seguintes serviços:

- Remoção da oxidação nas superfícies do chafariz, através de jateamento com granalha de aço;
- Correção dos revestimentos em argamassa que se encontram fissurados;
- Manutenção dos tanques e bacias secundários para recuperar o movimento de água original;
- Os bancos serão revitalizados estética e estruturalmente;
- O pináculo (ponto mais alto) será colado por solda fria e receberá um pino metálico interno rosqueável para reforçar sua fixação;
- Os passeios em pedra portuguesa serão revitalizados com mesmo material;
- A drenagem da área contribuirá para a manutenção do calçamento de pedras portuguesas;
- Será resgatado o conceito paisagístico do século XX.

Histórico - Originalmente denominado de "Chafariz Conde d'Eu", foi instalado em 1866 na Praça Quinze de Novembro, em frente ao chalé da Praça Quinze. Após a enchente de 1941, o chafariz foi trasladado para o Parque Farroupilha.

Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.