Educação

Smed seleciona assistentes de alfabetização voluntários

Smed
25/06/2019 16:48:45

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) abriu processo simplificado para seleção de profissionais e constituição de banco de assistentes de alfabetização voluntários para o Programa Mais Alfabetização, do governo federal, para atuação nas escolas municipais. As inscrições começaram nesta terça, 25, e seguem até sexta-feira, 28.

Podem participar professores alfabetizadores das redes estadual e municipal de ensino com disponibilidade de carga horária; estudantes de graduação preferencialmente em pedagogia ou licenciatura; profissionais com curso de magistério em nível médio; estudantes de cursos técnicos dos institutos federais, universidades públicas e particulares; e pessoas com conhecimento comprovado na área de apoio à docência, preferencialmente em alfabetização.

A seleção se dará por três etapas: análise de currículo comprovado, prova de conhecimentos básicos na área de alfabetização e entrevista. Não será cobrada taxa de inscrição. A entrega dos documentos necessários ocorre na Smed - Andradas, 680, 8º andar, das 9h às 17h30. Confira todas as diretrizes no edital 04/2019, publicado na edição dessa segunda-feira do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)

O Programa Mais Alfabetização tem o objetivo de fortalecer as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O assistente tem como principal atribuição apoiar o professor alfabetizador nas atividades pedagógicas da escola.

A prestação do trabalho será nos termos da Lei Federal nº 9.608/1998 – Lei do Voluntariado, com ressarcimento de despesas como transporte e alimentação. A lotação acontecerá conforme ordem de classificação na seleção e disponibilidade do candidato, bem como a necessidade das unidades escolares. No momento, 24 das 56 escolas de ensino fundamental do município recebem o Mais Alfabetização.

Texto e foto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.