Educação

Escola do Sarandi promove Feira do Livro para alunos e familiares

MEC divulga nesta segunda o resultado do Sisu

DMLU começa a duplicação da coleta automatizada

Leilão de camarotes no Porto Seco será nesta terça-feira, 19

Sine Triângulo e supermercado oferecem 80 vagas de emprego

Rodoviários de Porto Alegre fazem operação tartaruga

Programa de bolsas de ensino da prefeitura da Capital abre inscrições

Listão da UFRGS é divulgado

Postos da BM do Sarandi e Parque dos Maias entre outros podem fechar

Saúde começa vacinação contra sarampo em escolas nesta quinta

EPTC faz palestras em Centros de Formação de Condutores

Procon realiza pesquisa de medicamentos

Prefeitura divulga programação de capina e roçada

Desfile marca doação de 175 mil peças à Campanha do Agasalho

Escola
02/07/2019 12:22:05
Para promover o hábito da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Décio Martins Costa, bairro Sarandi, promove sua 19ª Feira do Livro a partir desta quinta-feira, 4. A programação segue até o dia 11 com espaços para aquisição de livros, contação de histórias e um encontro com o escritor Gustavo Borges, patrono da feira. A iniciativa é aberta para alunos e familiares.

Durante todos os dias de evento, no auditório da escola, haverá bancas de diversas distribuidoras para a compra e venda de livros. Ao todo, sete participarão, são elas: Ática e Scipione; FTD; Cassol; Paulinas; Ama Livros; A Página; e Ciranda do Livro. As turmas visitarão o local durante as aulas, uma de cada vez, para poderem olhar os exemplares com mais atenção. O espaço também estará aberto para as famílias que desejarem adquirir os livros.
 
Na abertura da feira, o patrono Gustavo Borges participará de uma roda de conversa com os alunos. Durante o primeiro semestre, os estudantes conferiram as obras do autor e realizaram trabalhos sobre os livros. Depois do bate-papo com os estudantes, haverá um sarau com café entre os professores e o escritor, com declamações de poemas.
 
Borges ganhou notoriedade na publicação de histórias em quadrinhos, como A Entediante Vida de Morte CrensEdgar, que lhe rendeu o Troféu HQ Mix de melhor publicação independente de autor. Ele também possui títulos no exterior, como Pétalas, lançado em Portugal, Estados Unidos e Polônia. Em 2018, escreveu para o selo Graphic MSP o quadrinho Cebolinha: Recuperação.
 
A programação ainda prevê a realização de várias apresentações. Na sexta-feira, 5, e na quinta-feira, 11,  haverá contação de histórias com professores. Quem também conversará com os alunos será o Grupo Cataventus na segunda-feira, 8, e o Fergs – Conte Mais na terça-feira, 9. Por fim, na quarta-feira, 10, o Teatro de Bonecos do Tio Guia levará o espetáculo A Princesa Vai à Escola.
 
De acordo com a vice-diretora Ana Paula Andrioli Taday, a Emef Décio Martins Costa possui dois eventos literários no ano, a Feira do Livro do Décio e o Adote um Escritor, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), para incentivar a leitura durante o ano todo. “Antes dos eventos, sempre trabalhamos a obra dos autores. Isso mobiliza toda a escola e os alunos ficam bem envolvidos”, completa.
 
 
Foto e Texto: PMPA
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.