Chuva

Equipes trabalham para minimizar impactos da chuva

Equipes
24/07/2019 13:27:58
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) atua, desde as primeiras horas desta quarta-feira, 24, para minimizar os impactos das chuvas. A prioridade das ações é para locais que apresentem riscos à população e vias de grande circulação, que apresentem bloqueios totais ou parciais. Até às 10h30, as Equipes de Manejo Arbóreo (EMA), atenderam pelo menos seis casos envolvendo quedas de árvore ou galhos.Servidores da zeladoria urbana do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atuam na limpeza e no recolhimento de lixo. Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também trabalham para casos de alagamentos ou acúmulo de água. 
 
“Identificamos a redução das proporções e dos casos envolvendo pontos de alagamentos, em que vias ficam totalmente bloqueadas para o fluxo de veículos. Embora celebremos este importante avanço, reconhecemos que há um longo caminho pela frente; especialmente nos bairros com histórico déficit estrutural de drenagem e que precisam de grandes obras", afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. 
 
Por fim, pede-se a colaboração da população para que faça o registro de demandas, via Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes.
 
Trânsito -   A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou até às 10h30 desta manhã três pontos de bloqueio parcial, onze pontos de acúmulo de água sem bloqueio da via e nenhum ponto de alagamento com bloqueio total. Também foram registradas quatro quedas de árvores, que ocasionaram um bloqueio total de via e três parciais, e sete semáforos fora de operação.
 
Agentes foram deslocados para os pontos mais críticos e com mais risco de acidente o para monitorar o trânsito e auxiliar os usuários. É importante a colaboração da população para que façam o registro de ocorrências através no número 118 para fundamentar as ações de mobilidade, trânsito e fiscalização. As informações são atualizadas pelo Twitter @eptc_poa
 
Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre, EPTC e Secretaria de Serviços Urbanos coordenam, em tempo real no Ceic, a operação das equipes dos órgãos municipais no atendimento de eventos relacionados às chuvas. Dados emitidos pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, informam que Porto Alegre registra chuva de forma ininterrupta desde às 20h dessa terça-feira, 23. Segundo os registros da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados desde então chegam a 75,2 milímetros.
 
Ainda conforme o órgão, este acumulado, que ocorreu até agora em um período de 15 horas, é o maior do ano para um período de um único dia em Porto Alegre. Além disso, já é mais da metade do normal para o mês de julho na cidade que é de 141 milímetros. 
 
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.
Anuncie no Jornal Via Norte, clique e saiba mais.